4 Hábitos para a Saúde Mental
Não é de hoje que se fala em benéficos de ter uma saúde mental, existem vários estudos científicos comprovados que a saúde mental é muito importante para nossa vida. Lembre-se, tudo, realmente tudo tem início em nosso cérebro, desde um simples movimento até a neurociência e física quântica de sentir, se expressar, realizar e se conectar com o universo.
Vamos ver abaixo 4 hábitos que fazem bem para a saúde mental.
1 – Atividades físicas
Se exercitar é um dos melhores exercícios para se ter uma saúde mental, pois quando você tem a conexão de corpo e mente as coisas fluem melhor. Além de melhorar o humor e te deixar mais feliz, a atividade física pode ajudar a evitar vários tipos de doenças, tanto físicas como mal estar e obesidade, quanto mentais como a depressão, ansiedade, déficit de atenção e estresse.
Fique atento ao seu corpo, ele sempre manda sinais quando algo está errado. Se você se sentir cansado mesmo sem ter feito exercícios físicos ou sentir algum músculo cansado por estar muito tempo sentado, isto é seu corpo pedindo para se movimentar e equilibrar a possível falta de serotonina, dopamina e endorfina.
Estudos indicam que 15 minutos de exercícios físicos por dia reduzem 26% a chance de depressão.
Então se Exercite!
Mesmo que seja minutos por dia.
- Alguns hábitos que você pode criar no dia a dia:
- Se você mora em prédio, quando chegar em casa use as escadas em vez do elevador.
- Quando acordar faça algumas flexões, abdominais e alongamentos.
- Leve para cima e para baixo uma garrafinha de água.
- Em deslocamentos próximos vá andando.
- Use aplicativos de exercícios físicos, como o Home Workout (Exercícios em Casa).
- Se você trabalha muito tempo sentado, levante a cada uma ou duas horas, alongue-se e dê uma caminhada.
- Faça programas de emagrecimento, como o RECEITAS PARA SECAR.
São atividades básicas que você pode se adaptar no dia a dia, porque gastam apenas alguns minutos e trazem um benefício enorme para sua saúde mental e física.
Procure um exercício físico que te faça feliz tanto antes de fazê-lo, durante e após realizá-lo e o torne um Hobbie.
Aqui tem alguns que podem te interessar: Top 20 melhores Hobbies para homens.
2 – Leitura
Além de um hábito e exercício excelente para a saúde mental e você adquirir novos conhecimentos, pode te poupar de várias doenças degenerativas do cérebro, como Alzheimer e demência. Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Sussex, a leitura ajuda a diminuir até 68% os níveis de estresse.
Outros benefícios da leitura são o desenvolvimento de empatia e solidariedade, pois muitas vezes nosso cérebro é afetado de uma forma como se tivéssemos vivenciado aquilo que estamos lendo, assim aprendemos e temos mais amor pelo próximo. Mas nem todos agem da mesma forma, dependendo do conteúdo outras áreas do cérebro são ativadas.
A leitura expande o conhecimento, melhora o vocabulário, a escrita, aguça a criatividade, alimenta o senso crítico e também aumenta sua expectativa de vida.
Se você ainda não tem o hábito de ler, crie.
Escolha livros que te interessem e nem que seja apenas 15 minutos, mas reserve um tempo para ler todo dia e veja a diferença em sua saúde mental e na sua vida. Leia sempre e veja o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos que você nem imaginava ter, ideias que podem surgir e então mudar sua vida e o modo como vê o mundo.
3 – Música
Ouvir música não é apenas uma forma de relaxar e se divertir, ela também melhora a memória, o humor e regula emoções, agindo diretamente no neocórtex. É uma excelente aliada do item 1 deste artigo, pois estimula a prática de exercícios físicos.
Muito mais que uma alternativa de entretenimento, inclua a música no seu dia a dia.
Escutar músicas com estilos diferentes durante o dia, estimula a criatividade.
Escutar música clássica pode te ajudar na concentração e a elevar a capacidade cerebral.
Escrever letras de músicas ajuda a se expressar, mas também no autoconhecimento e na autoestima.
Escutar suas músicas favoritas, te dá ânimo para as tarefas do dia a dia ou fazer exercícios.
Ouvir Música faz seu cérebro entrar em relaxamento, então diminuindo o estresse.
Escutar músicas mais tranquilas, aliviam a depressão e a tensão pré-menstrual. Segundo alguns estudos, escutar músicas calmas têm os mesmos efeitos de uma sessão de massagem. Pode levar a um estado meditativo alterando as ondas do cérebro.
4 – Sono
O sono é o último dos 4 hábitos para a saúde mental, porém não menos importante. Não esqueça deste item importantíssimo para o nosso organismo, o cérebro humano é uma máquina incrível sim, que ainda tem muito que ser estudado e explorado e mesmo assim não sei se saberemos todo o seu poder. Mas precisa de descanso, pois é no descanso que temos inúmeros benefícios e para a absorção de todo conhecimento adquirido.
É no sono que repomos nossas energias, revigoramos a mente e corpo, fixamos nossas memórias e fortalecemos o nosso sistema imunológico. Por isso, um sono de qualidade é importantíssimo.
Durma pelo menos de 6 a 8 horas por dia.
Temos dois tipos de sono, o silencioso e o REM (Rapid Eye Movement: “Movimento Rápido dos Olhos”).
No silencioso temos 4 estágios, cada um mais profundo que o outro. Diminuindo a temperatura corporal, diminuindo os batimentos do coração e reduzindo a respiração. O mais profundo deles altera o estado fisiológico do nosso corpo, assim melhorando nosso sistema imunológico.
Já no REM é quando sonhamos a frequência cardíaca, a respiração e a temperatura aumentam. Foi comprovado cientificamente que melhora nosso emocional, memória e aprendizado.
O sono afeta diretamente a nossa saúde mental, no entanto, se não temos um sono de qualidade ou temos ele interrompido, podemos ter alguns malefícios. Aumento do hormônio de estresse, mal estar, sonolência, pode ser prejudicial para o pensamento, desregulação emocional e até gerar distúrbios psiquiátricos como depressão, ansiedade, TDAH e bipolaridade.
Se você possuir algum dos Distúrbios do Sono: Insônia, Apnéia, Ronco e Narcolepsia. Procure um especialista.
Por isso, DURMA BEM, sem nada que possa vir a perturbar sua qualidade de sono. Deixe seu celular no modo silencioso, diminua ao máximo a claridade de onde está dormindo e se possível tenha travesseiros e um colchão bom.
Gostou das nossas dicas? Comente abaixo. Isso nos ajuda a sempre trazermos conteúdos de qualidade, como este, para você.
Tudo começa no pensamento, lembre-se disso. Pense positivo e cuide da sua saúde mental.
ARTIGOS QUE PODEM TE INTERESSAR TAMBÉM: 14 alimentos e 5 bebidas que Ajudam a Envelhecer com saúde