a preocupação com a estética e a pandemia

A Preocupação Com a Estética Aumentou Durante a Pandemia

A preocupação com a estética e sua relação com o isolamento social

O aumento da preocupação com a estética tem sido uma das pautas marcantes durante a pandemia. É verdade que a crise pode ter afetado um pouco o dinheiro que certas pessoas conseguiam em seus trabalhos, mas, talvez o tempo a mais tenha feito com que muitos observassem mais o seu corpo e decidido o que gosta e o que não gosta.


As cirurgias estéticas de junho para setembro apresentou um percentual de 30% de aumento comparada ao mesmo período do ano passado, como mostra uma pesquisa do Yahoo. Mas o que isso quer dizer?
Significa que o isolamento social talvez tenha trazido um crescimento para um setor que já vinha apresentando um aumento. Podemos pensar nele como um estopim.

Junto com isso também surgiram muitos problemas, em suma, a maioria deles estavam relacionados a aceitação dessa prática pela sociedade. Apesar de procedimentos estéticos serem bastante comuns atualmente, algumas pessoas ainda não conseguem aceita-los no mercado.


Dentro desse contexto, surgiram procedimentos estéticos que aumentaram, algum deles tendo destaque até mesmo para um período pós-pandemia.


Certos especialistas afirmam que isso se deve ao uso de filtros que imitam cirurgias plásticas, tendo, no ano de 2019, a proibição do uso do mesmo pelo Instagram, visto que isso era uma imagem preocupante de diversas formas.
A verdade é que com esses números temos uma visão ainda turva, afinal, muitas pessoas estão esperando uma volta da normalidade para continuar com seus planos. Várias pessoas ficaram sem emprego e buscam organizar antes suas dívidas e preocupações vitais.

Veja agora uma lista dos procedimentos estéticos que mais aumentaram no último período:

1- Injetáveis;

Por serem talvez a opção mais em conta durante esses meses, talvez após esses dias alguns deles entrem mais no uso das pessoas. Como exemplo desses tratamentos temos, toxina botulínica, preenchedores e bioestimuladores de colágeno.

2- Surgical Derm;

O tratamento de rugas e flacidez da pele ganha destaque nesse meio, afinal, a preocupação com a estética fez com que, principalmente quando falamos do rosto, se tornasse a mais importante entre todas. O Surgical Derm é um claro exemplo disso.

É um processo simples e rápido (dura cerca de 20 minutos) que é indicado para rugas mais profundas. Além de ser menos dolorido que outros processos, como o de CO2, os benefícios podem ser visualizados logo na primeira seção.

3- Silicone;

Na verdade esse nunca saiu de moda. Utilizar próteses mamárias sempre esteve bastante destacado em meio aos procedimentos plásticos mais procurados. Alguns especialistas acreditam que esse número possa aumentar ainda mais no período pós-covid.

Se tratando de preocupação com a estética os números ganham certa vantagem quando o assunto é o corpo, fato esse que pode ter relação com a vontade de muitas pessoas em *parecer mais com os filtros do Instagram*, com suas fotos em redes sociais e afins.

O silicone talvez volte de uma maneira mais proporcional, com mais pessoas buscando a sensação de natural.

4- Rinoplastia preservadora;

Essa e uma das novas técnicas que prometem ser realmente vantajosas para muitos. Sendo mais rápida que a Rinoplastia estruturada, além de causar menos dor e ter um tempo de recuperação menor, ela é uma das práticas de cirúrgicas mais em conta no último período.

Com a Rinoplastia preservadora você pode corrigir problemas no nariz que possa vir a notar e com mais segurança, pois ela possui menos chance de complicações. E a segunda cirurgia, caso exista necessidade, é bem mais simples de se fazer.

5- Baby Botox;

Essa é bem provável que você já tenha ouvido falar. É uma ótima maneira de corrigir alguma alteração que possa vir a acontecer, sendo considerado um tratamento preventivo.

Está sendo bem recorrente a utilização no cenário atual, visto que a preocupação com a estética está crescendo cada vez mais.

A pressão estética e sua relação com esse processo.

Esses tratamentos podem estar relacionados com uma pressão estética que existe dentro da sociedade, principalmente em casos de pessoas famosas, onde a representação do seu corpo e rosto é fundamental para que exista público.

Em uma entrevista a cantora Wanessa Camargo destacou isso de maneira bastante experiencial. Segundo seus relatos ela acabou ficando desiludida com a carreira após trabalhar com pessoas que prezavam que ela fosse magra ou que tivesse algum outro padrão estético.

“Essa cobrança sempre fez parte da minha vida como mulher. Tinha muitos problemas com peso. Rejeitava meu corpo, só me aceitava quando estava magra, e, com o início da minha carreira, isso se intensificou. ”

O aumento de cirurgias estéticas teve muita relação com essa “pressão” que existe dentro da sociedade. Apesar de em muitos casos ser uma decisão da pessoa, muitos se deixam levar por produções ou outras fontes. Assim sendo, nem sempre é um desejo pessoal.

Quando o Instagram resolveu tirar os filtros da rede social se tornou ainda mais claro que pessoas que olhavam algumas fotos nas redes acabavam se sentindo incomodadas com a sua aparência.

E as pessoas que realmente querem mudar?

Vendo por outro lado, para aquelas pessoas que realmente não se identificavam com o que viam no espelho, foi algo realmente reconfortante.

A advogada Mariana Gonzalez por exemplo. Aparentemente ela não gostava de como era seu corpo nem seu rosto. “Eu odiava tudo que via em mim”, afirmou, e foi isso que verdadeiramente a fez mudar. Ela afirma que agora que conseguiu fazer essas mudanças se sente mais “ela mesmo”

Seu primeiro tratamento estético foi aos seus 17 anos e, 10 anos depois já tinha 9 na conta. Uma das vantagens de fazer isso na pandemia, segunda ela, é que é mais simples se recuperar. Não existe aquela ansiedade em sair para algum lugar, não há eventos acontecendo e, ficar isolada, nesse caso, trouxe mais segurança para ela.

Os dois lados da moeda

É claro, também existe quem acredita que as preocupações com a estética e o aumento de cirurgias plásticas pode ter causado inúmeros problemas para pessoas. Teve gente que “relaxou” durante esse período, afinal, ficar em casa não precisa de uma “produção” tão grande, fazendo as pessoas questionarem se realmente querem estar sob essa ótica de “padronização”.

Alexandra Gurgel, criadora do movimento corpo livre é um claro exemplo desse tipo de pessoa. A influenciadora digital acredita que todos acabam sofrendo com essa pressão estética. E isso não fica só nisso, é necessário um padrão comportamental também.

A discussão apresenta 2 lados que possuem de fato bastante argumentos para pôr em jogo. É importante destacar que o uso de filtros que imitam efeitos de cirurgia plástica e a proibição dos mesmos nas redes sociais foi uma jogada para que pessoas não se incomodem tanto com a sua aparência e nem busque uma imagem “ideal” do seu corpo.

Em verdade, os procedimentos plásticos mais procurados tinham origem disso. Uma tentativa de mudar o corpo para algo “ideal”, hoje talvez seja diferente com algumas pessoas buscando algo mais natural, algo que a satisfaça de fato.

Não só no mundo dos famosos, mas em diversos locais, o aumento de cirurgia estéticas tem sido considerado por muitos um “passatempo”, quando na verdade é uma preocupação, as vezes bastante perigosa.

Isso divide opiniões e você pode escolher seu lado, mas é importante sempre destacar que a preocupação com a estética é um fato que vem levantando um público enorme nos últimos meses.

Conclusão

A preocupação com a estética pode ser fruto de muitas coisas, principalmente diante do cenário atual onde ficar mais em casa tem sido o mais marcante para as pessoas.

Tendo isso em mente muitas pessoas estão na difícil situação de enxergar isso como um benefício por conta de um padrão estético já estabelecido.

E você o que acha? É realmente algo nocivo a utilização de certos processos para mudar alguma característica indesejada?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima

E-book Gratuito

Como Criar Seu Negócio Online do Zero! Passo a Passo

Cadastre-se

Receba antes de todo mundo nossas novidades!