Veja 11 exercícios para o cérebro e os benefícios dos exercícios
O cérebro é com toda certeza uma parte do nosso corpo que muito nos beneficia. Não estamos falando apenas da habilidade de pensar ou de elaborar raciocínios, mas toda a questão da ideia de “felicidade” e “diversão”. Então vamos apresentar para você 11 exercícios mentais para potencializar o cérebro.
É claro que quando falamos desse importante membro do nosso corpo devemos levar em conta que certos exercícios podem melhorar também a saúde. Deseja ter uma memória melhor? Quem sabe trabalhar com seus sentidos? Talvez busque mais calma. Sendo uma coisa ou outra, exercitar o cérebro ajuda bastante.
Bem, continuando nessa lógica, potencializar o cérebro poderá ser parte fundamental para que se crie algo maior
1- A leitura: ponto inicial
Bem, cuidar do cérebro é cuidar da saúde e talvez não exista melhor maneira de fazer isso do que ler. Primeiramente, não é porque não perceba mudanças que elas não estejam acontecendo. Principalmente com a leitura, elas são mais graduais.
Em suma, uma pessoa que aprende a ler com frequência deve ter resultados, principalmente, quando o assunto é interpretação e raciocínio. Seu corpo também receberá benefícios, além disso, a leitura é um ótimo hobby para relaxar.
2- Quebra cabeças
Pois bem, os quebra cabeças são na verdade um ótimo exercício para memória e raciocínio. Você já deve ter feito algum durante sua vida e, alguns especialistas utilizam essa ferramenta para medir o QI.
É interessante tornar essa uma atividade diária porque exercícios como esse ajudam para que tenha menos probabilidades de desenvolver certas doenças, como o Alzheimer, por exemplo.
E como já foi dito, testes de QI são baseados nesses fatores, então, se deseja melhorar sua capacidade na escola, curso, faculdade, pode tentar essa estratégia, geralmente é muito eficaz.
3- Faça da sua mente um armazenamento
Sempre há algo que podemos fazer de novo. Inovar é, em suma, uma ótima maneira de trabalhar com suas capacidades. Quando vivenciamos novas experiências é como se nossa mente “expandisse” dando oportunidade para que mais informações estejam nela ao mesmo tempo.
E falamos aqui de passatempos, viagens. Não importa o que esteja fazendo, é sempre bom contar com a oportunidade de aprender mais sobre algo específico. Viu só? Nem sempre o exercício é algo cansativo.
4- Aprendendo um novo termo
Por mais simples que pareça, você pode aprender muito apenas colocando novos termos em sua vida. Geralmente esse fator se liga ao que falamos anteriormente, ou seja, você está armazenando mais informações em sua mente, conhecendo o novo.
Aprender uma palavra diferente é eficiente para diversificar sua comunicação. Utilize um dicionário, saiba o significado e tente utilizar a palavra durante alguns momentos até se acostumar. Digamos que aprender 500 mil palavras em portugûes pode ser bem estimulante para seu cérebro!
5- Um novo idioma
Inglês, Espanhol, Francês. Qualquer novo idioma que aprender abre a porta para diversos conhecimentos novos, a verdade é que esse exercício é um dos mais estimulantes para a mente porque além de tratar com o lado do raciocínio, trabalhará com funções cognitivas.
Ah, vale lembrar que é muito importante considerar que esse exercício mental poderá ser feito de forma gratuita, não é necessário comprar nenhum curso ou grande livro, na verdade, quanto mais desafiante, melhor pode ser.
O que é fundamental, no entanto, é o foco!
6- Jogos mentais
Imagine a criatividade que os desenvolvedores de jogos possuem! Sim, um jogo mental é uma das formas mais estimulantes para trabalhar com o cérebro e pode ser feito em qualquer local, visto que, é um “jogo da mente”. De toda forma, essa pequena mudança poderá fazer uma grande diferença!
Os jogos mentais são conhecidos por representarem uma ótima forma de passar o tempo e são excelentes exercícios para memória. Se você gosta ou conhece algum, não custa nada tentar, não é?
7- Trabalhar com o seu lado esquerdo ou direito
Se há algo estimulante para o cérebro é o trabalho com o lado que menos utiliza no dia a dia. Por exemplo, se você é canhoto, use a outra mão durante algum tempo. Algumas pessoas afirmam que uma das melhores maneiras de fazer isto é a partir da escrita, é uma dica eficaz de como treinar o cérebro.
Quando nos empenhamos neste processo não apenas nossa mente fica mais capaz como toda a nossa capacidade de elaborar raciocínios aumenta. Além disso, conseguir usar duas mãos com tanta facilidade é realmente uma melhoria para diversas outras atividades.
8- Mude objetos de local
Um excelente teste para o cérebro. Se você geralmente trabalha com algo em determinado local sempre, tente mudar. Por exemplo, se você acorda pela manhã e necessita pegar algum item é interessante que ele esteja em locais diferentes sempre, sabe por quê?
A verdade é bem simples. Com a mudança que isso fornecerá seu cérebro sempre estará em busca de mudar algo e se atualizar, assim sendo, além de ótimo para melhorar nosso desenvolvimento, ajuda bastante quando o assunto é cuidado pessoal.
9- Os Games
Sim! Muitos não sabem, mas jogar na internet pode ser bastante útil para a memória e para melhorar a sua capacidade de associar fatos ou situações. É claro, não é qualquer jogo que se torna um auxiliar nesse processo, mas, pode-se dizer que a grande maioria deles possui essa possibilidade.
Se você gosta de jogos de computadores é uma forma bem eficiente de treinar seu cérebro, tente, principalmente, jogar alguns jogos que tenham como foco principal a criação de estratégias, por exemplo. É uma boa dica de como melhorar a memória.
10- Trabalhando com os sentidos
Olfato, paladar, tato, visão e audição. Os 5 sentidos do nosso corpo representam bem mais que uma facilidade para entendermos e produzirmos. A questão é que com eles você pode facilmente ajudar o seu cérebro, algumas pessoas afirmam que o melhor sentido para tal é o paladar.
A dica seguida é: colocar alguns alimentos a sua frente e se desafiar a experimentar sem saber o que é. Você, obviamente, necessita descobrir qual é qual, assim terá um trabalho constante de identificação na sua mente, fortalecendo essa área.
Vale lembrar que cada sentido do corpo tem importância para esse desenvolvimento, talvez seja interessante que defina qual é o mais interessante para você!
11- Memorize
Qualquer objetivo que seja, números, palavras, imagens. Se você memoriza, a probabilidade de estar treinando o cérebro é muito maior. Você pode conseguir fazer com facilidade esse processo, pode começar memorizando uma simples lista de supermercado, caso deseje. A questão aqui é como fazer.
Tente praticar com frequência para que consiga melhores resultados. Pode também tentar incorporar parte da sua rotina a esse processo, assim ficará mais fácil se lembrar.
De toda forma, memorizar é uma maneira eficiente de criar maior capacidade de armazenamento para seu cérebro e pode ajudar até mesmo em estudos.
Bem, aqui você pôde ver os 11 exercícios mentais para potencializar seu cérebro, certo? Foram apenas 11, as possibilidades são inúmeras, talvez possamos voltar com outros posts relacionados.
Treinar essa importante parte de nosso corpo é muito eficiente para que possamos desenvolver nossa saúde em larga escala. Muitos dos problemas que desenvolvemos durante nossas vidas (como derrame ou Alzheimer) são causados pela nossa falta de cuidado com relação a estas ações.
Veja Também:
- 23 Dicas para Controlar a Ansiedade: Como Encontrar Paz Interior em Meio ao Caos
- Sua Vida Financeira Sem a Política: Investimentos para uma Vida Financeira Segura
- Como o preconceito afeta a psique de quem sofre
- A Doce História do Chocolate: Benefícios e Malefícios
- Técnicas e Como se Proteger de Assédios: Um Guia Completo