13 dicas para criar seu portfolio

13 Dicas para criar um portfólio milagroso

Veja as dicas para criar um portfólio… Na internet a possibilidade de você conseguir um emprego irá se relacionar bastante com a criação de um portfólio fluido e que chame atenção. Se você deseja se apresentar bem, essa ferramenta é extremamente útil. É exatamente por esse motivo que vamos apresentar agora algumas dicas de como criar um portfólio profissional, acompanhe!

Afinal O que é um portfólio? Em suma, sobre esse item, o portfólio é o “novo currículo”, uma maneira simples e mais abrangente de mostrar a experiência e gosto de um profissional.

Sobre a produção você pode considerar vários fatores. Nesse ponto, alguns serão melhores vistos no mercado dependendo do segmento em que deseja trabalhar. Acredite, uma boa “carta de apresentação” fará total diferença na seleção.

1- Comece pelo designer

Antes mesmo de inserir suas habilidades deve levar em consideração onde estará inserido seu portfólio. Seja em um site ou em um arquivo, é importante que a primeira impressão esteja ligada à organização.

Você deve considerar as possibilidades durante todo o tempo já que esse método de divulgação de trabalho possui várias.

De toda forma, a criação de um local agradável para leitura, visualização de imagens ou áudio ficará a seu critério, lembrando, é claro, que cada designer levará em conta a área do mercado escolhido.

2- Aposte nos porquês

Bem, porque está divulgando certo produto? Por que é importante mostrar seu trabalho? Tente, ao considerar entrar em uma empresa ou projeto, responder essas perguntas. A questão aqui é bem simples, você PRECISA entender sua necessidade e de quem o contrata.

Depois de fazer essa análise você também estará pronto para estabelecer os melhores trabalhos e os reunir em apenas um local.

3- Reúna e organize os trabalhos

Se são muitos, a melhor alternativa é escolher os melhores. Estamos falando daquele que te deixa mais “imponente” e confortável. Em outras palavras, aquele que diz respeito a sua personalidade com mais ênfase. Você deve fazer um bom uso dessa estratégia para não ter problemas sérios.

De toda forma, quando começar a estudar sobre seus trabalhos, entenda que alguns se sobressaem sobre outros, mesmo que você mesmo não perceba. Busque, portanto, mostrar também aqueles que tiveram melhores avaliações de seus clientes.

4- Escolha os melhores trabalhos

A questão de escolher os melhores está também relacionada a como você se comportou no mercado nesse último período. Lembre que toda profissão está sujeita a mudanças e que esses pequenos pontos diferentes podem estar relacionados à possibilidade de crescimento. As empresas sempre estão em busca de profissionais que sejam diferentes.

Dimensionando os melhores trabalhos você também pode aproveitar para fazer uma apresentação mais personalizada de cada um deles. Vale lembrar que seu portfólio poderá estar em algum site ou até mesmo impresso.

Um portfólio milagroso é construído de acordo com suas próprias colocações.

5- Divida em tópicos

Imagine que a organização é sempre o primeiro ponto. Mostre seu trabalho da maneira que o parecer mais pertinente, porém, tente fazer divisões para que o conteúdo pareça mais fluido. Um exemplo seria: trabalhos que realizei para empresa X em 2019.”

Esse fator ajuda para que possam averiguar uma área mais específica. Geralmente é assim que se consegue fazer uma análise mais geral. Caso estivesse tudo junto em apenas um local, ficaria bastante confuso saber exatamente o que fez e como fez.

Aposte em tópicos, também, porque representam uma maneira simples de fazer apresentações, você provavelmente não se perderá ao mostrar seus trabalhos.

6- Defina a colocação de cada conteúdo no portfólio

Tente oferecer uma ordem de apresentação clara e objetiva. Por exemplo, se deseja mostrar o trabalho que fez para certa empresa no ano de 2019 primeiro, tente elaborar uma colocação que pareça que seus trabalhos sempre estiveram em “melhorias”.

Basicamente, toda empresa gosta de profissionais que continuam se desenvolvendo, então, ao escolher os melhores trabalhos que já fez, sempre deixe o mais importante para o final, assim mostrará uma progressividade.

Apesar desse fator não ser de fato importante, acontece que ele representa uma estratégia eficiente e que muitos não usam.

7- Trabalhe com a parte escrita

Apesar de nem sempre ser o foco, é importante trabalhar com a parte escrita, afinal, falamos de apresentação e ela é com toda certeza muito importante.

Por outro lado, um grande trabalho escrito fará com que a observação fique pesada, então equilibre-se perfeitamente. Ah, claro, estamos falando aqui de profissionais que trabalham com diversas áreas em que fotos podem ser úteis.

Se você for um escritor, por exemplo, é interessante mostrar bem as suas habilidades, apesar do foco estar mais relacionado ao trabalho em si.

8- Seja objetivo para criar um portfólio

Rápido e claro suficiente para que entendam o que deseja propor. A objetividade durante a criação de um item tão importante como um portfólio é fundamental e quando falamos dela focamos na parte escrita mais uma vez.

Geralmente o trabalho sobre a “apresentação” é importante, porém, é fundamental entender como essa “apresentação” acontecerá. Em palavras mais simples, você não vai querer que seu público caia no sono, não é? Definitivamente, essa não é uma opção.

Dinamismo, facilidade na fala e na escrita podem ajudar bastante!

9- Busque por plataformas para divulgar

Ah, claro, não poderíamos deixar de falar delas. Além da criação de um site, que falaremos a seguir, existe a possibilidade de divulgar seu trabalho em várias plataformas na internet, uma bem famosa, por exemplo, é a Behance.

Dentro de um local como este é possível selecionar a categoria que deseja e criar facilmente tudo! Isso mesmo, terá a oportunidade de deixar seu portfólio tão organizado como se fosse em um site seu.

Apesar de existir algumas desvantagens, esse método é mais rápido.

10- Se possível, crie um site. (Das Dicas para criar um portfólio esta é um diferencial)

Sites são ferramentas excelentes para a criação de um bom portfólio digital. Uma pessoa que consegue criar um poderá mostrar todo o seu trabalho, dividindo em sub tópicos. Bem, é muito mais eficiente do que imprimir tudo, certo?

Além disso, os sites são muito acessíveis e práticos. Se você desejasse, agora mesmo, enviar seu portfólio para alguém que solicitou bastaria apenas “copiar e colar” o link. Além de fácil é barato e com ótimo alcance.

Torna possível também que empresários vejam seu trabalho e tenham interesse mesmo que você não possua nenhuma relação com o estabelecimento.

11- Esteja em redes sociais

13 dicas para criar um portfólio rapidamente

Quer mesmo divulgar seu trabalho com ímpeto? Esteja nas redes sociais, atualmente ajuda e muito, principalmente se estiver começando em alguma área agora.

Não precisa ser no LinkedIn, escolha qualquer uma, afinal, é você mesmo quem deve decidir como divulgar o trabalho.

Fazer publicações nesses locais é a melhor maneira de chamar atenção, ademais a possibilidade de conseguir seguidores. Esse processo pode conceder a você até mesmo parcerias!

12- Participe e interaja

Onde deseja que seu trabalho seja reconhecido? Bem, não importa o local é fundamental que esteja nele de forma efetiva. Em outras palavras, nada melhor do que você mesmo falar sobre o seu portfólio.

É claro, na grande maioria das vezes a parte escrita faz esse papel, porém, deixando ainda mais válido tudo, a interação torna o processo mais vívido. Pode acontecer até mesmo por chat, mas que aconteça em “tempo real”.

13- E a última das dicas para criar um portfólio é: Expanda seu portfólio

A ultima das dicas para criar um portfólio, mas não menos importante, depois de tudo é sempre interessante que você trabalhe com ele de maneira mais firme. Depois de terminar novos trabalhos, acrescente! Toda a formação e perfil profissional que possui deve estar em atualização sempre.

A questão é que com esse processo é muito mais simples expandir seu profissionalismo por todo o mercado. Já pensou como grandes empresas se tornaram referências em seu ramo? A resposta é: divulgando e expandindo!

É uma ótima estratégia e pode ser ainda mais eficaz se mesclada com outras já citadas aqui.

OBS: estas dicas também server para portfólio escolar.

curso drop import vendas cursei
CURSO DE IMPORTAÇÃO E VENDAS ONLINE

Aprenda a vender na shopee e no mercado livre sem precisar de estoque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima

E-book Gratuito

Como Criar Seu Negócio Online do Zero! Passo a Passo

Cadastre-se

Receba antes de todo mundo nossas novidades!