O que faço para ser contratado 2021 cursei blog

O que faço para ser contratado: veja dicas para 2021

O momento em que começa em alguma empresa é sempre cheio de entusiasmo, afinal, além de poder crescer profissionalmente, geralmente, é desse meio que a maioria das pessoas gera seu capital. O interessante é que existe um processo e muitos não passam, então surge a dúvida: “o que faço para ser contratado?”.

2021 é um ótimo ano para começar no emprego dos sonhos. Bem, é claro que existem certas arestas que devem ser averiguadas, afinal, ainda estamos em meio a uma pandemia! A quantidade de pessoas desempregadas aumentou no ano de 2020, agora, existe uma tendência a recontratações ou contratações.

Vamos apresentar para você, portanto, dicas de como ser contratado em 2021.

1- Escolha onde trabalhar

Não necessariamente a empresa, mas seu local de trabalho. A internet? O meio físico? Esse processo você e apenas você deve decidir. Faça uma boa observação de qual o proporcionará melhores experiências, leve em conta que cada um deles representa uma ótima maneira de se situar no mercado.

Atualmente, com a pandemia, a internet tem ganhado mais destaque, mas é uma questão de tempo até que tudo se distribua novamente. Em outras palavras, escolha o “método” que o parecer mais confortável.

2- Estude seu segmento

O que você gosta de fazer? Você sabe como está o ano de 2021? Considere fazer uma pesquisa completa e extensa sobre suas possibilidades ao continuar nesse segmento. Caso as vagas estejam mais escassas você poderá tomar duas decisões.

  • Saia desse mercado, encontre algo semelhante ou que seja bom e que está mais em alta;
  • Comece a pensar em estratégias para fazer você mesmo seu rendimento.

Com um bom estudo terá a oportunidade de decidir melhor onde deseja atuar e se apresentar melhor para empresas que deseja atuar.

3- Crie um currículo

Não precisa ter uma experiência, mas alguma formação ou habilidade pode ajudar para que seja escolhido. Na parte da formação esse fator ainda se mostra mais presente. A questão é que uma boa formação poderá transformar completamente sua carreira, na maior parte dos casos, você só pode desempenhar um cargo caso tenha essa formação.

O currículo deve apresentar isto, e, é claro, é um resumo da sua vida profissional também, se tiver experiência, coloque-a no papel. Lembre de hierarquizar, tente pensar em dois fatores: a empresa que fez melhores trabalhos e aquela que é maior no mercado.

Essa pequena ação chamará bastante atenção para seus trabalhos.

4- Elabore um portfólio

Diferente do currículo, o portfólio dirá muito a respeito da sua colocação no mercado e de trabalhos que já realizou. Entre ele e o currículo é mais interessante que o escolha. A questão é que o portfólio é uma apresentação real de seus trabalhos, você terá a possibilidade de se apresentar muito melhor.

Se tratando disso, é claro que ganhará mais destaque porque conhecerão seus trabalhos e não “onde trabalhou”. Se deseja aprender mais sobre portfólios, tente acompanhar alguns guias e dicas na internet, lhe será útil.

5- O que a empresa gosta?

Imaginar o que uma marca prefere em um funcionário é uma questão até fácil de ser resolvida, afinal, na internet e até mesmo fora dela você, provavelmente, deve ter ouvido falar sobre essa empresa.

A questão é que, seguindo essa lógica, pode haver mudanças e nem sempre um profissional que outrora representava algo excelente para empresa, hoje, seja um daqueles que será demitido.

O truque nesse momento é trabalhar com longevidade. De que forma seu trabalho poderia ajudar a empresa a crescer em um espaço de tempo grande? É importante fazer essa pergunta, afinal, demissões podem acarretar em mais problemas para conseguir outro emprego.

6- O que é mais estimulante para você

Quando você se apresenta e oferece seus serviços deve ter em mente também que conseguir trabalhar da forma que deseja é fundamental. As empresas acabam gostando de profissionais com um perfil objetivo.

Em suma, é importante que se coloque no mercado de uma forma que, onde quer que trabalhe consiga uma boa relação com seus empregadores e colegas, mormente, no cumprimento de suas funções.

O que faço para ser contratado: veja dicas para 2021 cursei blog

Talvez em 2021 seja um pouco complicado definir isto bem, afinal, existe muita preocupação em encontrar empregos e não em mantê-los.

7- Coloque currículos em várias empresas

É aquela famosa premissa de que caso se candidate a várias vagas, uma hora ou outra alguém irá optar por seus serviços.

Ah, é sempre importante dar ênfase no processo. Você não pode sair por aí entregando seu currículo em todas as empresas, ou melhor, em qualquer uma. Como já mostrado aqui, é interessante que sua personalidade esteja alinhada aos ideais da empresa, é claro, se possível, dê uma olhada na internet a respeito dela, poderá ajudar na decisão.

Além desse critério, considere também escolher algumas marcas que possam lhe conferir uma boa projeção futura no mercado. Essas, com toda certeza, merecem seu currículo.

8- Experiência x empresa

Você pode dizer que possui experiência em vários locais, mas se existe algo que muda completamente a visão do contratante sobre você é a relação que possui com a antiga empresa que trabalhou.

Em outras palavras, é possível que se beneficie bastante apenas fazendo o uso de uma estratégia simples e que não custa nada. Tente obter alguma espécie de recomendação.

Talvez não seja fácil, mas é possível. Geralmente, nesses casos, se esteve em alguma empresa grande ou com importância para certo segmento, é ainda melhor já que a recomendação terá mais peso.

9- Faça uma boa entrevista

A questão é sempre tentar trabalhar com seu lado profissional ao máximo. Em uma entrevista de emprego poderá ser perguntado sobre diversas questões e é interessante que saiba responder, principalmente, se diz respeito a você.

No ano de 2021 você deve entender que as marcas estão procurando profissionais sérios e que queiram trabalhar de maneira efetiva dentro da empresa. Podemos dizer que a instabilidade com mão de obra é um ponto negativo para empresários também, principalmente os iniciantes.

Com uma boa entrevista você mostra que deseja a vaga e, mais importante, tem um plano de crescimento dentro da empresa, o que é, na maioria das vezes, o ponto mais importante.

10- Boa participação em todas as etapas

Durante todas as etapas do processo você deve ser participativo. Cada estabelecimento trabalha de forma diferente com isto, alguns, por exemplo, podem elaborar uma grande quantidade de testes para conseguir um bom funcionário e que realmente esteja de acordo com a vaga.

Dinâmicas em grupos, testes de personalidade, entrevistas. Tudo é possível, é claro, a maioria das empresas fornecem essa informação durante a etapa em que entram em contato, então dá para se preparar, decidir desistir ou prosseguir.

Então, chegamos ao fim com todas as dicas que poderia receber. Aqui entre nós, algumas marcas realmente não merecem sua capacidade profissional, é claro. Não estamos apenas falando de empresas pequenas!

Não é nada fácil conseguir algo em 2021. No cenário brasileiro sempre existiu fortemente a questão do desemprego, obviamente, ela se tornou mais abrangente entre 2020 e 2021. Talvez ainda esteja longe de acabar, mas talvez consiga trabalho de outras formas.

Se não pode com trabalho formais, tente se aventurar por outros locais, a internet, por exemplo, é uma ótima maneira de fazer isto.


Métodos para ganhar dinheiro online: veja 15 para começar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima

E-book Gratuito

Como Criar Seu Negócio Online do Zero! Passo a Passo

Cadastre-se

Receba antes de todo mundo nossas novidades!